Para conseguir receber auxílio do governo é importante ficar atento aos requisitos que os estados e municípios exigem, também não esqueça de fazer cadastro no CadÚnico, os benefícios do governo atendem às famílias de baixa renda, oferecem acesso a diversos benefícios, como o auxílio-gás, por exemplo.
Como descobrir se tenho algum direito para receber?
Para ter acesso a qualquer benefício do governo, é de extrema importância ter cadastro no CadÚnico devidamente atualizado, para receber o Benefício de Prestação Continuada, para idosos e pessoas com deficiência, por exemplo, é necessário ficar atento aos requisitos e acessar o site do IPREV.
Ainda assim, é possível pedir ajuda para especialistas em direito previdenciário, também é possível recorrer ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), do seu município.
Quais auxílios o governo oferece?
Atualmente, são vários os programas sociais que as famílias em situação de vulnerabilidade podem receber, abaixo, listamos alguns desses programas:
Bolsa Família
É um programa para transferência de renda direta e indireta, atende às famílias em situação de extrema pobreza, este programa, por sua vez, é gerenciado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Seu principal objetivo é atuar na promoção da cidadania e garantia de renda, promovendo o desenvolvimento de crianças com base na disposto na Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016.
Auxílio-gás
É um programa de auxílio para a compra de gás de cozinha, também atende às famílias de baixa renda, em todo o território brasileiro, a Caixa Econômica Federal é quem faz os pagamentos para as famílias que foram selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Benefícios regionais
Estes benefícios abrangem as esferas municipais, estaduais e federais, para receber o crédito, é importante ter atenção com as condições que estão previstas na legislação.
Família Carioca
É um programa destinado à cidade do Rio de Janeiro, para transferir renda para as famílias carentes, é administrado pelo governo municipal.
Bolsa escola do Ipojuca
É um programa criado pela prefeitura de Ipojuca, é administrado pela Secretaria de Educação, onde as famílias cadastradas têm o direito de receber o valor de R$ 100,00 para um filho, ou R$ 120,00 para 2 filhos.
Documentos necessários para liberar o auxílio
Para ter acesso aos benefícios, é necessário se inscrever no CRAS ou CadÚnico, é possível baixar o app para Android e iOS, veja a lista de documentos obrigatórias para qualquer benefício:
- CPF;
- Carteira de Identidade (RG);
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor;
- Certidão de Nascimento ou de Casamento;
- Comprovante residencial;
- Comprovante escolar;
Para receber auxílio do governo, é fundamental manter o seu cadastro sempre atualizado, não omita informações sobre sua renda familiar.
Portanto, se você está em condições para receber auxílio do governo, então baixe o app do CadÚnico e faça seu cadastro!